terça-feira, 1 de abril de 2008

Prêmio Lila Ripoll de Poesia


Divulgo aqui a notícia do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2008, instituído pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul com a finalidade de estimular a criação literária e a divulgação de novos talentos, e de recordar e celebrar a poeta gaúcha. Cada candidato pode inscrever-se com até três poesias. As incrições vão até 30 de maio.

Lila Ripoll (1905-1967), nascida na cidade de Quaraí, foi poeta, professora, jornalista e pianista. Colaborou com diversos jornais e revistas literárias e fundou o Grupo de Arte, destinado a promover espetáculos teatrais. Militou no partido comunista, e com o golpe de 64 foi presa, sendo depois libertada por motivo de doença, falecendo poucos anos depois.

Sua obra poética foi marcada pelo engajamento político e pela denúncia das desigualdades sociais e de gênero. Com o livro Novos poemas (1951), conquistou o Prêmio Pablo Neruda da Paz. Escreveu ainda, dentre outros: De mãos postas (1938), Céu vazio (1941), Por quê? (1947), Primeiro de maio (1954), Poemas e canções (1957), O coração descoberto (1961) e Águas móveis (1967).

Para mais informações sobre o concurso, acessar o site da Assembléia Legislativa do RS.

Ainda sobre Lila, no mundo digital se pode ler o artigo Uma paixão urgente pela poesia, escrito pelo Flávio Ilha para a Revista Aplauso, no ano do centenário do seu nascimento (2005): clique aqui.

4 comentários:

Odele Souza disse...

Muito útil esta informação sobre o Prêmio Lila Ripoll de Poesia. Há muitos talentos anônimos que poderão ser revelados aí.

Um beijo.

Natureza Poética disse...

Olá, Leticia.
Ainda bem que a Globosfera não é tão grande quanto parece. Fiquei contente de achar seu link novamente em um blog que comentou. Perdi meus blogs e em virtude disso todos os meus favoritos.
Bem, como sempre... seu espaço poético continua lindo e muito bem recheado. Ótima essa sua divulgação sobre o Prêmio. Parabéns e até brece. Beijinhos de Alma

Letícia Möller disse...

Querida Odele, obrigada pela visita!

Rita, é muito bom te reencontrar. Obrigada também por passar por aqui.

Beijos,
Leticia.

david santos disse...

Só uma pergunta:
O Concurso eatá aberto a todos os autores de língua portuguesa ou só a brasileiros?
Em caso de me responder, gostava que deixasse a resposta em: dadid_santos_sjm@hotmail.com

Abraços.