terça-feira, 13 de novembro de 2007

O PLIMP é Fato Literário!


O Fato Literário é uma premiação anual que ocorre no período da tradicional Feira do Livro de Porto Alegre, premiando instituições, projetos e personalidades que se destacam pela sua atuação no mundo das letras, no incentivo da leitura, na facilitação do acesso aos livros. O anúncio da premiação de 2007 foi feito no último 11 de novembro, no fechamento de mais uma edição da longeva (e esperamos eterna) Feira do Livro da capital gaúcha.

Vencedor do Prêmio Fato Literário 2007 na categoria “projeto” pela votação do júri oficial, o Projeto Literatura Infantil e Medicina Pediátrica: uma aproximação de integração humana (PLIMP) consiste em uma iniciativa das faculdades de Letras e Medicina da PUCRS, que tem por objetivo levar a magia dos livros às crianças internadas pelo SUS no Setor de Pediatria do Hospital São Lucas da universidade, através da narração de histórias realizada por alunas do curso de Letras.

As crianças internadas encontram-se forçosamente afastadas de sua normal rotina escolar, de seus amigos e professores, de seus jogos e dos livros. O projeto, assim, do qual tive a felicidade de participar durante o ano de 2002 (embora não fosse aluna da Letras, mas uma “estrangeira” vinda do Direito), busca atuar no sentido de mitigar os efeitos do afastamento provocado pela internação, possibilitando às crianças ouvir histórias fabulosas, imaginar mundos diferentes, soltar sua fantasia, entrar na atmosfera mágica (e curativa) dos contos de fadas.

A merecida premiação chega no ano em que o PLIMP comemora 10 anos de existência, graças à idealização e coordenação da Profa. Dra. Solange Medina Ketzer, bem como graças ao trabalho contínuo, feito com amor e convicção, pela Profa. Dra. Maria Tereza Amodeo, que atua diretamente ao grupo de “contadoras de histórias”, partilhando não apenas de suas alegrias, dos momentos belos e gratificantes, como também dos momentos de dúvida, impasse e tristeza que inevitavelmente surgem quando se atua em um ambiente delicado como aquele hospitalar e pediátrico. E, sobretudo, guiando um trabalho que, longe de efetivar-se apenas nas periódicas sessões de narração no hospital, exige preparação e envolvimento (profissional e afetivo) muito mais amplos.

O Prêmio Fato Literário 2007 ainda premiou, na votação pelo júri oficial na categoria “personalidade”, o excelente escritor e contista gaúcho Sérgio Faraco; e na votação pelo júri popular, o Projeto Ler em Casa, bela iniciativa da Prefeitura de Picada Café que faz circular sacolas repletas de livros por todas as residências do município.

Nenhum comentário: