segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Concurso Literatura para Todos (2ª edição)




Vai até 21 de novembro o prazo para inscrições na 2ª edição do Concurso Literatura para Todos, iniciativa do Governo Federal promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação.

Bela iniciativa, que desafia os escritores a conceber obras literárias para um público inédito de leitores (inédito porque até então ocultado ou marginalizado aos olhos da produção literária nacional): os novos leitores, não crianças, mas jovens e adultos recém alfabetizados, que iniciam agora sua aventura no mundo das letras.

O concurso premiará os melhores livros dirigidos a esse público especial, nas modalidades do conto, novela, crônica, poesia, biografia, tradição oral e teatro, distribuindo R$ 90 mil para oito escritores brasileiros e para um escritor de país africano de língua portuguesa. Cada vencedor receberá R$ 10 mil e terá sua obra reproduzida pelo MEC e distribuída aos jovens e adultos que iniciaram a alfabetização no período de 2006-2007.

Entre os critérios de análise, o Edital destaca a linguagem expressiva que estimule a imaginação e a reflexão, a contribuição da narrativa ou poesia para a construção da consciência individual, social e ética, e a capacidade do texto em favorecer o envolvimento afetivo do leitor e possibilitar a comunicação, a compreensão, o entendimento e a crítica.

Informações:
www.portal.mec.gov.br/sedac
literaturaparatodos@mec.gov.br

2 comentários:

Renata Bomfim disse...

Oi Leticia, passei por aqui, deixo um alô...
legal a iniciativa de premiar trabalhos literarios...
abraços
re

Letícia Möller disse...

Cara Renata,
obrigada pela visita. Volte sempre, viu?
Beijos.